Bolsa Família bloqueado 2015. O que fazer?

Muitos cidadãos estão com o Bolsa Família bloqueado 2015 e não sabem o que fazer. Diante da impossibilidade de sacar o recurso, eles devem procurar o setor municipal responsável para regularizar a situação.

O bloqueio do Bolsa Família acontece quando a família que recebe o benefício deixa de fazer a atualização dos dados ou quando ocorre o descumprimento de alguma regra do programa. A atualização é necessária para a distribuição do benefício ser feita de maneira justa, contribuindo com a renda de famílias que realmente precisam da ajuda financeira para se manter em condições dignas.

Bolsa Família bloqueado 2015 O que fazer? (Foto: Divulgação)

Bolsa Família bloqueado 2015 O que fazer? (Foto: Divulgação)

O programa Bolsa Família exige que os beneficiados tenham os filhos matriculados regularmente nas escolas públicas do país, com frequência maior que 85% para crianças com idade entre 6 e 15 anos e 75% para adolescentes de 16 e 17 anos. Para ter direito ao benefício, a renda mensal da família deve ser de até R$77,00 por pessoa e de no máximo R$ 154,00 para famílias com crianças, adolescentes ou gestantes.

Para saber se tem direito ao Bolsa Família, procure o Centro de Atendimento em Assistência Social (CRAS) mais próximo e faça o Cadastro Único para ser avaliado.

Por que o benefício bolsa família é bloqueado?

O bloqueio do beneficio Bolsa Família é sinal de que alguma regra do programa não foi cumprida. O cadastro único da família deve ser atualizado de dois em dois anos, além do que as crianças e os adolescentes precisam estar matriculados na escola e não ultrapassar o limite de faltas estabelecido.

A falta de atualização cadastral faz o benefício ser cancelado. (Foto: Divulgação)

A falta de atualização cadastral faz o benefício ser cancelado. (Foto: Divulgação)

Se houver alterações como nascimento e falecimento de membros, mudança de cidade, mudança de emprego ou salário, antes do prazo determinado para a atualização, a família deve ir até o setor responsável pelo programa no município em que reside e fazer a alteração.

As famílias que não fizerem as alterações necessárias terão o cartão Bolsa Família bloqueado. Já aquelas que, ao atualizarem os dados, não estiverem dentro das exigências do programa, terão o benefício cancelado.

Bolsa Família bloqueado 2015. O que fazer?

Para desbloquear o Bolsa Família, é necessário que o Responsável Familiar (RF) procure o setor da Prefeitura Municipal que cuida do programa, com o documento de todos os membros da família em mãos para fazer as alterações necessárias no cadastro. Caso não existam alterações a serem feitas e o benefício estiver bloqueado, no local será feita a averiguação do problema e o RF será orientado.

É importante desbloquear para o benefício não ser cancelado de vez. (Foto: Divulgação)

É importante desbloquear para o benefício não ser cancelado de vez. (Foto: Divulgação)

A família que tiver o benefício Bolsa Família bloqueado e não procurar o setor responsável pelo programa para regularizar a situação dentro do prazo de seis meses, terá o benefício cancelado automaticamente.

Independente do motivo do motivo que ocasionou o bloqueio, o beneficiado terá o direito de sacar a quantidade máxima de três parcelas bloqueadas, após regularizar a situação e ser feito o desbloqueio do Bolsa Família.

Se você ainda tem dúvidas sobre o Bolsa Família bloqueado 2015, então entre em contato pelo telefone do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (0800 707 2003).

12 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

[an error occurred while processing this directive]
- top1 - new7