Como tirar título de eleitor pela internet?

O Título Net é um sistema desenvolvido pelo TSE com o objetivo de ajudar os cidadãos a tirar o título de eleitor pela internet.

Como tirar título de eleitor pela internet? – essa é uma pergunta feita por muitos brasileiros em ano de eleições. A Justiça Eleitoral simplificou a emissão do documento adotando um sistema de pré-cadastro online.

O pré-atendimento eleitoral foi criado com o objetivo de simplificar a vida dos cidadãos. Quem utiliza o serviço online agiliza o processo de cadastramento do atendente no cartório eleitoral e também não precisa ficar esperando tanto tempo para emitir o título.

O pré-cadastro do título de eleitor pode ser feito pela internet. (Foto: Divulgação)

O pré-cadastro do título de eleitor pode ser feito pela internet. (Foto: Divulgação)

O título de eleitor online é tirado através do sistema Título Net. O cadastro dos dados é feito pelo próprio cidadão, sem precisar sair de casa.

A emissão do título de eleitor pode acontecer a partir de 16 anos, mas nessa faixa etária o voto é facultativo. No entanto, a partir dos 18 anos de idade, todo cidadão brasileiro alfabetizado é obrigado a votar.

Como é o próprio cidadão que preenche o formulário com os seus dados no sistema Título Net, as chances de erros na transcrição de dados são bem menores.

O procedimento online também pode ser usado para fazer alterações no nome do título de leitor, caso o cidadão se case ou se divorcie.

Como tirar título de eleitor pela internet?

Pela internet também é possível alterar dados cadastrais. (Foto: Divulgação)

Pela internet também é possível alterar dados cadastrais. (Foto: Divulgação)

O formulário online solicita dados pessoais e endereço. Ele também pede que o eleitor escolha um local para votar e um local de atendimento. Ao final, é necessário concordar com o requerimento e imprimir o protocolo.

Depois de fazer a solicitação do título através do serviço de pré-atendimento eleitoral, o cidadão tem acesso a um protocolo, emitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este número deverá ser apresentado no cartório eleitoral escolhido durante o cadastramento no Título Net.

Depois de fazer o pré-cadastro online, o cidadão precisa se dirigir até o cartório eleitoral. (Foto: Divulgação)

Depois de fazer o pré-cadastro online, o cidadão precisa se dirigir até o cartório eleitoral. (Foto: Divulgação)

O cidadão precisa comparecer ao cartório eleitoral com os documentos comprobatórios para oficializar o seu cadastro, ou seja, RG, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (no caso dos rapazes com 18 anos ou mais).

É importante que o novo eleitor compareça ao local de atendimento escolhido dentro de 5 dias corridos para apresentar os documentos e confirmar os dados cadastrados no sistema.

De acordo com o calendário eleitoral, o prazo de emissão do título de eleitor pela internet para votar ainda nas eleições 2014 se esgotou no dia 02 de maio, ou seja, 151 dias antes da votação de outubro.

Regularização do título de eleitor

Quem é obrigado a votar e ainda não tem título de eleitor pode solicitar o documento no cartório eleitoral, mas não estará apto ao voto nas eleições 2014. No dia da votação, que está marcado para 5 de outubro, ele deverá justificar a ausência nas urnas.

Para regularizar a situação do título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo portando RG e comprovante de residência. Também é preciso pagar uma multa no valor de R$ 3,50 por turno que deixou de votar.

Gostou? Então compartilhe:

Isabella Moretti

Isabella Moretti é publicitária.Trabalha como redatora web há mais de seis anos. Além do Gamuun, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops, Comofazer.etc.br e Muito Chique. • SiteTwitterFacebook

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

- top1 - new7